O que é cura interior?

É um enriquecimento no discipulado para que as verdades da Palavra sejam vivenciadas no interior. Não é um tratamento espiritual nem mesmo psicológico. Trata feridas localizadas na intersecção entre alma e espírito. É um movimento de Deus, que age através de pessoas com a finalidade de tratar feridas localizadas na intersecção da alma e do espírito. (2 Co 7.1).

Como o ser humano é biológico, psicológico e espiritual, precisamos ver antes do tratamento se não há problemas espirituais ou de saúde. Só pode ser realizada em pessoas salvas.

A obra da cruz é perfeita e definitiva. Nela Jesus foi vencedor, derrotando a Satanás (1 Jo 3.8b; Cl 2.15).

            Precisamos então tomar posse da verdade de Deus no nosso consciente e inconsciente. Se nosso inconsciente ainda tem lembranças dolorosas de nossa vida, elas exercerão influência sobre nossa fé. A cada dia precisamos amadurecer no conhecimento e na revelação da pessoa de Jesus para  vencer o diabo.

             Logo, a cura interior é o processo de transformação do crente que o leva à separação do mundo e a tornar-se cada dia semelhante a Cristo. O problema do cristão não é o seu espírito, pois o seu espírito faz um com o Espírito do Senhor (1 Co 6.17). Ele está na alma.

         Paulo passou por esse tratamento. Durante anos foi tratado por Deus para realmente ser cheio do Espírito Santo. Entre a sua conversão e a sua viagem até Antioquia passaram-se cerca de 18 anos, 14 deles no deserto.

         Se personalidade é herança mais vivência, somos então um resultado de uma soma que sofreu influências negativas e que tem no resultado coisas negativas também. Somos o que somos por nossa reação ao que vivemos até aqui com os outros e com Deus.

         A cura interior não é uma experiência ou emoção forte de momento. É um tratamento que exige tempo. Deus cura o físico e liberta muitas vezes na hora, mas se ele fizesse isso com a alma perderíamos parte de nossa identidade. Isso mostra o grande amor e poder de Deus. Ele não nos criou como um robô. Um novo convertido pode receber muitos dons. Pode até ser cheio do Espírito Santo. Mas não podemos dizer que é maduro, pois o crescimento espiritual necessita de vivência.

         A cura da alma sem a ação do Espírito Santo não tem nenhum valor.

Precisamos levar em consideração a nossa dignidade essencial (a imagem de Deus) e o horror da nossa depravação (o pecado). As pessoas são semelhantes a Deus, mas algo aconteceu que distorceu terrivelmente essa semelhança: o pecado. A imagem de Deus não foi perdida, mas desfigurada.

A imagem de Deus significa:

  •   Anseios profundos: Somos seres pessoais que anseiam profundamente (Os 11.8; Sl 42.1; 63.1).
  •  Pensamento avaliador: Somos seres racionais, que pensam (Gn 6.5). Tanto Deus como o homem pensam. Eles chegam a conclusões que determinam suas intenções.
  •  Escolha ativa: Somos seres volitivos, que escolhem (Ef 1.9-11; Fp 2.12, 13).
  •  Experiência emocional: Somos seres emocionais, que sentem (Jo 11.33-36; Jo 2.14-17; Hb 13.21; Ne 1.4; Jó 30.27; 2 Co 4.8)

 São quatro capacidades: ansiar profundamente por algo pessoal, avaliar de forma racional o que está acontecendo, buscar intencionalmente uma direção escolhida e experimentar o mundo emocionalmente. Com uma diferença: Deus é um ser independente capaz de ansiar, pensar, escolher e sentir. O ser humano é um ser dependente com as mesmas capacidades.

A doença interior se configura quando você não consegue ter profundidade de relacionamentos na sua vida e encontra um vazio interior que dói constantemente e se reflete em várias áreas da vida. Ela se mostra também quando a pessoa não consegue avaliar racionalmente a realidade e o seu interior. Outro sintoma é quando não consegue desenvolver uma vontade saudável, encontra sempre a mercê de vontades alheias ou vícios que lhe impõem um modo de vida contrário. Outro sintoma nocivo é viver sempre utilizando máscaras para disfarçar o que sente, não vivendo uma autenticidade e uma verdadeira intensidade dos sentimentos. Configura-se aí a imagem de Deus deformada pelo pecado. É preciso deixar que o Espírito Santo de Deus sonde e que a Palavra de Deus encontre o fio da meada dentro de você para que se inicie o processo de cura.

O processo de cura se inicia quando você percebe que em Cristo você pode ter uma vida profunda e relacionamentos profundos, não importando como o outro vá reagir, porque o seu círculo pessoal está cheio. Na área racional, quando você consegue estabelecer uma relação de causa e efeito com as coisas sem tanta interferência das emoções, até mesmo no estudo da Palavra. É restabelecer o livre-arbitirio, porque não importando os fatores, estamos onde estamos porque escolhemos estar, e podemos a qualquer momento nos arrepender e voltarmo-nos para Deus restaurando nossas escolhas corretas. E também lembrarmos que não somos super-homens e que podemos chorar, podemos amar, podemos pedir ajuda, podemos sofrer, e este é o real sentido do versículo de que podemos todas as coisas em Cristo. (Fp 4.13). A pobreza não vai nos tirar o senso de valor, os revezes da vida não vão nos destruir, porque poderemos passar por qualquer situação curados por dentro.

Esta é só uma introdução. Vamos buscar uma comunidade onde a cura interior é valorizada, pregada e vivida. Vamos nos informar com princípios que nos levam a essa cura para que tenhamos uma vida feliz.

Anúncios

3 Respostas para “O que é cura interior?

  1. Lindo Texto, tenho pedido a Deus pra que me ajude cada dia a refletir a sua imagem, que meu exterior expresse a transformação interior que acontece através do Espirito de Deus, temos que dar a ele liberdade, algo difícil mas quando cedemos algo lindo acontece. Maurício meus parabéns. Bjs

  2. Mto bom… Ansiosa para ler os próximos posts. Deus t abençõe!

  3. Excelente!!! Parabéns pela matéria, muito sabia. Me identifiquei muito com
    esta,por sofrer alguns sintomas da doença espiritual….
    Que o espirito Santo de Deus continue te doando sabedoria para transmitir estas matérias abençoadas.
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s