É HORA DA TEOLOGIA!

Estamos em um momento de amplos desafios para o ensino de teologia. Os avanços da tecnologia tem proporcionado soluções e possibilidades jamais imaginadas. A esfera teológica e as possibilidades de aplicação cada vez mais se ampliam. O homem atual cada vez mais busca na espiritualidade o sentido e a capacidade para ter um diferencial em sua vida, servir ao próximo e promover um mundo melhor.

A teologia bíblica traz o senso de prioridade. Em meio ao turbilhão de informações, o que devo fazer primeiro? Em que assuntos ou atividades devo me envolver como alguém que ama a Deus e quer compreender o sentido da vida? A urgência apocalíptica traz a perspectiva crítica para o engajamento do indivíduo em sua missão de vida.

Nada tem promovido tanto a liberdade do indivíduo do que a teologia, porque ela transcende o autoritarismo dogmático e busca em Deus e na Bíblia renovar práticas ultrapassadas , remover e tratar o abuso espiritual do fanatismo e da opressão espiritual, proporcionando a saúde psicológica e o entendimento de que muitos dos nossos problemas não são contingentes, mas são passíveis de tratamento e cura, tanto do corpo quanto da alma.

Da mesma forma que o Brasil tem milhões de técnicos de futebol, nosso país tem milhões de teólogos com inúmeras crenças. A palavra de Deus traz uma união ao nosso povo espontâneo, concentrando-o em rumo das crenças milenares em comum e mobilizando recursos de várias formas para causas relevantes que a política, o entretenimento, a mídia ou a religião são incapazes de motivar. A visão fragmentária passa a dar lugar a unidade do Espírito, no vínculo da paz.

Quando efetivamente ministrada, a teologia nos torna capazes de entender melhor a história, filtrar a tradição e influências extrabíblicas, ser aberto às várias ciências e práticas aplicadas, tomar posse e passar adiante a herança apostólica.

Longe de ser impessoal e extremamente teórico, o discipulado vai se infiltrando em todas as áreas da nossa individualidade, trazendo disciplina, tolerância, compaixão, fé e abrindo a porta para o recebimento e a ministração dos dons espirituais, mas principalmente do discernimento para que se possa equilibradamente contribuir para a missão da igreja e a realização das pessoas de nosso convívio e relacionamento.

Traduzindo os ícones e símbolos ao nosso redor (parece que o mundo todo está em código e esses símbolos nos são lançados em rosto em uma velocidade imensa, como um verdadeiro ataque a nossa privacidade, integridade e dignidade), a teologia incorpora a nossa experiência a herança milenar do cristianismo e a compreensão de todas as outras vertentes de forma a produzir uma experiência de vida pacífica, prevalente e saudável.

Neste estudo, a teoria e a prática se aliam e cada dia passa a ser um aprendizado e um conhecimento maior de Deus. Por isso com entusiasmo afirmo a você que o estudo aprofundado, a exegese da revelação de Deus em Cristo expressa na Palavra de Deus é a melhor alternativa de estudo que você pode fazer nesse momento. Venha, esta é a hora!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s